Pedreiro, cuidado ao construir pra você mesmo!

Na manhã do dia 8 de outubro 2019, uma casa em construção desabou em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte. Após a retirada de uma estrutura de ferro, a obra cedeu e atingiu duas pessoas.

A primeira vítima foi o proprietário, que também atuava como pedreiro da casa. José Antônio, de 59 anos, foi soterrado pelos escombros e não respondia aos oficiais do Corpo de Bombeiros. Seu óbito foi confirmado pelo médico do SAMU.

Conforme informações da Polícia, embora construída por um pedreiro, a construção não tinha alvará e nem acompanhamento de um engenheiro civil.

O caso chama a atenção para os cuidados que devem ser tomados pelos profissionais da construção civil antes de fazer um serviço por conta própria. 

Afinal, do mesmo jeito que um engenheiro não vai ser a melhor pessoa a colocar tijolo sobre tijolo e colocar um edifício de pé, o pedreiro pode não ser o profissional indicado a fazer os cálculos da própria construção.

 

Foto: Reprodução/TV Globo

 

Qual a importância de um engenheiro nas obras?

 

O Brasil conta com mais de 623 mil ocorrências de acidentes no ambiente de trabalho, entre os anos 2000 até 2018, segundo dados da Comunicação de Acidentes de Trabalho.

No caso de construção de edifícios, as principais causas de acidentes são agentes químicos, queda de altura e problemas com máquinas e equipamentos.

O trabalho do engenheiro é, além de realizar os cálculos estruturais das edificações, diminuir todos esses riscos. Sua presença oferece segurança e otimização ao projeto. 

Na parte da supervisão, o profissional verifica se a proposta do projeto inicial está sendo cumprida da forma certa. O objetivo é garantir a entrega com qualidade e evitar reparos após sua conclusão.

A presença do engenheiro em uma obra diminui o desperdício de materiais, além de verificar a execução do trabalho de todos os funcionários. Com ele, a matemática é mais segura. 

Outro fator importante na hora de construir, reformar ou derrubar um imóvel é ter um alvará de construção – documento que é concedido mediante projeto assinado por um profissional capacitado a se responsabilizar tecnicamente pela obra.

 

via GIPHY

 

Para que serve o alvará?

 

O alvará é um documento emitido pela prefeitura municipal que reconhece que o projeto civil está de acordo com as normas e legislações existentes. Ele também atesta a existência de um profissional responsável pela execução do empreendimento.

A escritura deve ficar na obra para fins de fiscalização, ou até mesmo para mostrar  à vizinhança sua regularidade.

Na ausência do registro, o proprietário do terreno pode receber multas ou ter sua obra paralisada.  Em casos mais graves, o dono do imóvel pode ser responsabilizado de forma civil e criminal por acidentes ou danos.

Para tirar o alvará de construção é necessário recorrer ao departamento da prefeitura que é encarregado de fiscalizar construções. Cada cidade possui uma hierarquia diferente.

Então, para evitar acidentes ou penalidades na sua obra, é  indispensável contar com a presença de um engenheiro na parte dos cálculos, não importa quão bom pedreiro você seja. Sua segurança deve ser sempre mais valorizada que sua experiência.

Depois que um engenheiro assinar o projeto da sua obra, você pode contar com a gente para ter os melhores materiais de construção a preços acessíveis. Entre em nosso site e escolha os produtos e ferramentas necessários para que sua casa seja concluída com qualidade e segurança. 

 

Moldimplas

leave a Comment

quatro × quatro =