O trabalho em uma obra civil requer disciplina e organização. E, quando a obra chega na fase de acabamento, o momento é de calma e concentração: é hora de colocar pisos, louças, paredes, metais sanitários e esquadrias, dentre outros materiais que garantem inovação e qualidade.
É nessa fase, também, que a obra se aproxima do seu final, demandando do pedreiro um bom kit de assentamento.
A necessidade de se ter um material adequado de trabalho vai auxiliar o profissional na parte mais difícil da construção, pois o acabamento é a etapa em que há uma maior preocupação com a estética e a aparência daquilo que está sendo entregue. Utilizar as ferramentas corretas também evita desperdício de material.
Os diferenciais do espaçador cruzeta
Eles são ideais para espaçar e alinhar revestimentos diversos com mais facilidade e economia de tempo. Usado para assentar cerâmicas, porcelanatos, azulejos e pedras para revestimento, o espaçador cruzeta garante um espaçamento uniforme e a percepção estética imediata ao fim da construção.
Há vários tamanhos disponíveis de espaçador cruzeta, e a escolha pelo mais adequado dependerá do tamanho da cerâmica a ser utilizada no assentamento. Cada peça do espaçador cruzeta exige uma distância mínima para as demais peças na instalação, garantindo, desta forma, a dilatação e a ausência de trincas.
Com medidas disponíveis entre 1mm a 10mm, a peça escolhida deve ser igual ou maior ao espaçamento mínimo requerido. O objetivo do espaçador cruzeta é facilitar a liquidação, manter o alinhamento das cerâmicas e permitir a expansão das partes que absorvem a água, evitando problemas que podem comprometer seriamente o acabamento no futuro.
Como usar o espaçador cruzeta
A aplicação do espaçador cruzeta é fácil e assegura revestimentos 100% alinhados e com economia no tempo da obra. Para utilizá-lo da melhor forma, siga o passo a passo abaixo.
1 – Ao assentar o revestimento, adicione pelo menos um espaçador cruzeta a cada canto do piso;
2 – Faça esse processo sucessivamente até completar o assentamento de todo o revestimento;
3 – Ao concluir, pressione com o martelo de borracha a placa cerâmica contra a base e verifique o alinhamento por completo;
4 – Aguarde a massa curar;
5 – Retire apenas os espaçadores na vertical;
6 – Passe para o rejunte.
O espaçador cruzeta pode parecer uma peça simples, e é, mas é de grande importância para garantir um acabamento de qualidade e um perfeito alinhamento dos revestimentos. Com isso, paredes e pisos ficam uniformes, sem lombadas e deformidades.