Se você quer técnicas para se organizar, continue lendo este conteúdo!
Estime o tempo de cada obra
Cada equipe tem um tempo de produção que varia bastante, de acordo com seus membros. Nesse sentido, conseguir estimar o tempo de uma obra faz toda a diferença na hora da organização.
É uma boa prática elaborar cronogramas de obra, que trazem datas fixas para cada etapa da construção. Mas um bom cronograma só é feito quando o pedreiro entende sua capacidade de entrega.
Se você não conhece os tempos de sua equipe, comece a anotar!
Faça um planejamento de construção
A questão logística é bastante importante na hora de organizar suas obras. Além disso, nem sempre os colaboradores terão disponibilidade para trabalhar em certos períodos, seja por causas pessoais ou de saúde.
Normalmente as obras seguem um padrão bastante conhecido pelos pedreiros. No entanto, isso não é uma regra, por isso planejar as etapas da construção garante atender as demandas com profissionalismo.
Veja quais são as necessidades da obra e encontre a melhor forma de atendê-las. E claro, sempre registre seus planos.
Trabalhe com planilhas
As planilhas são ferramentas fenomenais para a organização, em qualquer área.
Muitos pedreiros usam papel e caneta, só que esse material tem dois problemas graves: primeiro, é fácil perder uma folha de papel; segundo, o papel, se molhado, fica danificado.
Uma ótima maneira de trazer a inovação para sua equipe é trabalhar com planilhas em nuvem, assim como os demais documentos importantes para as obras. Qual o melhor disso tudo? É totalmente gratuito e fácil de usar!
Calcule a quantidade de material com sobra
Mais uma vez a experiência do pedreiro fala alto na hora da organização. Se você está no ramo há alguns anos, certamente sabe de cabeça quanto material é necessário para diversas obras, mas somente isso não basta.
É importante pensar do ponto de vista dos clientes: como você se sentiria se houvessem aumentos na obra por falta de material? Essa sensação pode passar a ideia de pouco profissionalismo por parte do prestador de serviço, por isso calcular com sobra é importante.
Já imaginou como o cliente reagiria ao receber troco da compra dos materiais ao final da obra? Com certeza ele te acharia o melhor pedreiro do mundo.
Organize a mão de obra
Por fim, converse com sua equipe para que sempre haja ao menos 2 pessoas trabalhando na obra, em horário comercial. Isso ajuda em dois pontos: passa a sensação de que a obra está caminhando; e mostra que você realmente se importa com o trabalho realizado.
Viu como você pode se tornar uma referência como pedreiro?! Leia mais conteúdos como este em nosso blog.
Comentários
Nelson Almeida Camargo
Ótimo conteúdo de muita aju👏🏿👏🏿👏🏿